domingo, 12 de setembro de 2010

WEB 2.0: novas formas de interação

A web 2.0 trouxe consigo uma expansão de fronteiras no que se refere a comunicação jamais vista. A facilidade em publicar conteúdos e o trabalho colaborativo com rapidez criou possibilidades sem limites de interação. O sucesso das redes sociais cada vez mais faz parte do nosso dia a dia e isso não há como negar. São novas formas de lidar, compartilhar, modificar, interagir, construir a informação que nos remetem a um novo fazer pedagógico uma vez que não podemos deixar esse mundo fora da escola.

Orkut: O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. É também um Site de relacionamentos onde são postadas fotos e vídeos pessoais, pode-se criar comunidades definidas como um espaço reservado para pessoas que se identifiquem com o título e propósito da comunidade. Em cada comunidade é possível adicionar eventos com data de acontecimento e informações, adicionar tópicos no fórum onde outros usuários puderam inserir postagens neles, adicionar enquetes com gráficos de votação e também se pode enviar mensagens para todos os participantes da comunidade. O uso pedagógico do Orkut pode ser feito com o uso das comunidades que possam trazer enriquecimento para o aluno como as comunidades literárias e sobre assuntos específicos que tenham relação próximo com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os Alunos também podem criar comunidades focadas nos assuntos debatidos em sala de aula.

Messenger: Programa da mensagens instantâneas, que permite a um usuário da Internet se relacionar com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos “virtuais” e acompanhar quando eles entram e saem da rede. O serviço nasceu a 22 de julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet. O uso pedagógico do messenger permite trocas de informações rápidas e construção de conhecimento em tempo real com alunos em espaços geográficos distantes. Assim, pesquisas podem ser feitas de forma colabotativa mesmo os alunos distantes uns dos outros.

Um comentário:

  1. Paula concordo com você....mas sou suspeita....obrigada pelo comentario
    Abraço
    Rosana

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...