A web 2.0 trouxe consigo uma expansão de fronteiras no que se refere a comunicação jamais vista. A facilidade em publicar conteúdos e o trabalho colaborativo com rapidez criou possibilidades sem limites de interação. O sucesso das redes sociais cada vez mais faz parte do nosso dia a dia e isso não há como negar. São novas formas de lidar, compartilhar, modificar, interagir, construir a informação que nos remetem a um novo fazer pedagógico uma vez que não podemos deixar esse mundo fora da escola.
Orkut: O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. É também um Site de relacionamentos onde são postadas fotos e vídeos pessoais, pode-se criar comunidades definidas como um espaço reservado para pessoas que se identifiquem com o título e propósito da comunidade. Em cada comunidade é possível adicionar eventos com data de acontecimento e informações, adicionar tópicos no fórum onde outros usuários puderam inserir postagens neles, adicionar enquetes com gráficos de votação e também se pode enviar mensagens para todos os participantes da comunidade. O uso pedagógico do Orkut pode ser feito com o uso das comunidades que possam trazer enriquecimento para o aluno como as comunidades literárias e sobre assuntos específicos que tenham relação próximo com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os Alunos também podem criar comunidades focadas nos assuntos debatidos em sala de aula.
Messenger: Programa da mensagens instantâneas, que permite a um usuário da Internet se relacionar com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos “virtuais” e acompanhar quando eles entram e saem da rede. O serviço nasceu a 22 de julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet. O uso pedagógico do messenger permite trocas de informações rápidas e construção de conhecimento em tempo real com alunos em espaços geográficos distantes. Assim, pesquisas podem ser feitas de forma colabotativa mesmo os alunos distantes uns dos outros.
Paula concordo com você....mas sou suspeita....obrigada pelo comentario
ResponderExcluirAbraço
Rosana