sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Resenha do Livro ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Nesse livro a cegueira descrita pelo narrador como "mal branco",contagia todos os indivíduos de uma sociedade, com exeção de uma mulher. Sem um possível diagnóstico, esse contágio leva a cidade a um caos total, onde aflora em todos um turbilhão de conflitos, tanto físicos como emorcionais, questionando a condição humana,o que realmente somos e até onde podemos chegar diante de uma situação limite.Muitos passam a enxergar com a visão da alma, coisas antes nunca vistas.Outros porém tornam-se mais cegos do que o que já eram.  
Em uma entrevista o autor do livro expressa sua opinião dizendo que o instinto serve mais aos animais do que a razão ao homem e que e história da humanidade é um desastre constante pois estamos todos  cegos da razão.  E ai pergunta. Merecemos a vida?

Cícera Farias - 3º módulo manhã

7 comentários:

  1. ESTÁ MUITO BOM POIS NEM TUDO QUE TEMOS MERECEMOS.JÁ A VIDA,Ñ TENHO CERTEZA MAIS SEM DÚVIDA SE MERECEMOS MESMOS ISSO TUDO QUE DEUS NOS DEU.

    TAYSLANE 3ºB

    ResponderExcluir
  2. O LIVRO NOS FAZ REFLETIR E VALORIZAR NOSSOS SENTIMENTOS E AS PESSOAS COM QUEM COMVIVEMOS POIS SE CONTINUARMOS SEM ESSE SEMTIMENTOS SEREMOS COMO OS PERSONAGENS DO LIVRO CEGOS QUE EMXERGAM MAS NÃO COMSEGUEM VÊ.

    ROSELI E GERDIANA

    ResponderExcluir
  3. Este livro desperta uma análise pessoal em cada pessoa, pois mesmo quem é capaz de enxergar visualmente muitas vezes não enxerga espiritualmente as necessidades dos outros.
    marta laise

    ResponderExcluir
  4. gostei da resenha critica da colega , ela mostra com muita clareza a visão do mundo perante as pessoas e seus limites de vida. parabéms até a proxima.



    lidiane
    edivania
    valdivia 4º módulo a

    ResponderExcluir
  5. este livro nos faz analizar a vida de uma maneira deferente, pois surgem vários conflitos durante todo esse processo.
    a aluna abordou com muita clareza alguns deles. achei muito interessa o comentário dela.
    parabéns.

    ass..
    Karlla 4º módulo "a"

    ResponderExcluir
  6. o livro nos relatam que devemos valorizar as pequenas coisas que temos,nao é preciso que perdemos a visão,audição,tato ou paladar para valorizarmos as pessoas que estão ao nosso lado.

    comentario das alunas do 7 modúlo único.
    kelly e nedja

    ResponderExcluir
  7. O livro Ensaio sobre a cegueira é muito interessante pois nos mostra a realidade do ser humano que só enxerga o que quer ver.

    Jessica Augusto e Rosenilda Soares 7º modulo

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...