segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atividade coletiva


Olá pessoal,

Abaixo postei uma entrevista de José Saramago. Após fazerem a leitura do livro e ver a entrevista comente sobre as motivações do autor para escrever a obra Ensaio sobre a cegueira.

Para comentar basta ir na  abaixo onde tem a palavra comentários e clicar em cima.

Aguardo os comentários de vocês!!
Abraços

Professora Paula Rosimar

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

LIVROS SELECIONADOS

O projeto já tem os livros que foram selecionados por professores e alunos:
- Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
- Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
- As obras de Graciliano Ramos: Sorteio de uma obra por turma
- Um livro escolhido pela turma.

Abaixo postei uma entrevista de José Saramago onde ele fala do livro Ensaio sobre a cegueira.

Boa leitura!

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

sábado, 18 de setembro de 2010

alunas do 5º módulo do Curso Normal

Comentários das alunas do 5º módulo

Alunas do 5º módulo:
"Gostamos porque o projeto trabalha a interação entre os alunos" Sirleide
"Ele também trabalha o desenvolvimento da leitura" Regiane
"Incentiva a leitura" Gerdiana
" Ajuda a desinibir os alunos por causa das apresentações" Missilene
" Nos faz conhecer novos livros, novos autores e grandes descobertas" Arla

domingo, 12 de setembro de 2010

WEB 2.0: novas formas de interação

A web 2.0 trouxe consigo uma expansão de fronteiras no que se refere a comunicação jamais vista. A facilidade em publicar conteúdos e o trabalho colaborativo com rapidez criou possibilidades sem limites de interação. O sucesso das redes sociais cada vez mais faz parte do nosso dia a dia e isso não há como negar. São novas formas de lidar, compartilhar, modificar, interagir, construir a informação que nos remetem a um novo fazer pedagógico uma vez que não podemos deixar esse mundo fora da escola.

Orkut: O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. É também um Site de relacionamentos onde são postadas fotos e vídeos pessoais, pode-se criar comunidades definidas como um espaço reservado para pessoas que se identifiquem com o título e propósito da comunidade. Em cada comunidade é possível adicionar eventos com data de acontecimento e informações, adicionar tópicos no fórum onde outros usuários puderam inserir postagens neles, adicionar enquetes com gráficos de votação e também se pode enviar mensagens para todos os participantes da comunidade. O uso pedagógico do Orkut pode ser feito com o uso das comunidades que possam trazer enriquecimento para o aluno como as comunidades literárias e sobre assuntos específicos que tenham relação próximo com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os Alunos também podem criar comunidades focadas nos assuntos debatidos em sala de aula.

Messenger: Programa da mensagens instantâneas, que permite a um usuário da Internet se relacionar com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos “virtuais” e acompanhar quando eles entram e saem da rede. O serviço nasceu a 22 de julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet. O uso pedagógico do messenger permite trocas de informações rápidas e construção de conhecimento em tempo real com alunos em espaços geográficos distantes. Assim, pesquisas podem ser feitas de forma colabotativa mesmo os alunos distantes uns dos outros.

Blog do Projeto reis da Leitura

Olá, eu sou Paula Oliveira,psicóloga e professora de psicologia da escola Pedro Reis de Arapiraca Al.

Esse Blog tem como tema o projeto de literatura da Escola Estadual Pedro de França Reis de Arapiraca Alagoas chamado Projeto Reis da Leitura. Esse projeto existe desde 2007 e vem a cada ano se consolidando na escola como uma proposta pedagógica que estimula os alunos a ler e conhecer autores, locais, nacionais e de outros países. A cada ano dois livros são selecionados pelos professores, um autor brasileiro também para que haja um sorteio de suas obras entre as salas e um livro é selecionado por cada turma. Assim cada sala terá que ler 4 livros. Os alunos fazem parte do nível médio co curso normal, curso este que busca preparar futuros professores desde essa etapa.
O projeto reis da leitura abrange todos os professores da escola e todas as disciplinas, numa busca pela interdisciplinaridade. Os professores buscam interligar os conteúdos aos temas dos livros e a cada turma apresentará um livro na culminância.
O Edublog proposto aqui será mais uma forma de partilhar as leituras, mostrar impressões e divulgar os trabalhos das turmas. Nele poderão ser elaboradas algumas atividades que estimulem o aluno a construir textos, assim como poderão ser colocados links para pesquisa sobre os temas abordados que poderão auxiliar nos seminários e culminância.
O edublog pode enriquecer a proposta pedagógica estimulando os alunos a conhecerem mais sobre o mundo virtual, ajudar como fonte de pesquisa e possibilitar aos alunos e professores se verem no ambiente da internet o que para nós ainda é um passo largo a ser dado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...